RCC Sucatas

A reciclagem do aço


Unsplashed background img 4

A reciclagem de aço é o reaproveitamento do aço utilizado em objetos que já não estão funcionando para produzir novos produtos.
O aço é utilizado em diversos materiais, desde latas até carros. Sua reciclagem é tão antiga quanto a própria história de sua utilização. O aço pode ser reciclado infinitas vezes, com custos menores e menos dispêndio de energia do que na sua criação inicial. Clique aqui para ver o processo de fabricação do aço.

Ele pode ser separado de outros resíduos por diversos processos químico-industriais e voltar a ser utilizado sem perder suas características iniciais.
A lata de aço é uma das embalagens mais utilizadas em todo mundo para acondicionar alimentos e produtos diversos. A embalagem pode ser biodegradada pelo próprio ambiente, através do processo de ferrugem, num prazo médio de três anos. Porém o aço, se aproveitado, pode gerar economias e menos agressão ao meio ambiente.

Estudos dizem que a cada 75 latas de aço recicladas, uma árvore é salva, pois, do contrário, viraria carvão vegetal (produto utilizado para manter os "Altos-fornos" constantemente acesos).
O aço também é muito utilizado na construção civil nas mais variadas formas: vigas, vergalhões, andaimes, estacas-pranchas etc.

O aço é o material mais reciclado do mundo
Unsplashed background img 5

O Mercado

No Brasil, assim como no resto do mundo, o mercado de sucata de aço é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas precisam da sucata para fazer um novo aço, ou seja, cada usina siderúrgica é uma planta de reciclagem.
O principal mercado associado à reciclagem de aço é formado pelas aciarias, que derretem a sucata nos altos fornos e transformam-na em novas chapas de aço.
Se produz cerca de 30 milhões de toneladas de aço bruto no país (vide fonte), dentro deste montante, aproximadamente 570 mil toneladas de folhas de aço para embalagens.
Cerca de 10,2 milhões de toneladas de sucatas foram utilizadas para a produção de novo aço, valor correspondente a 30,1% do aço produzido no Brasil.
O incremento da coleta seletiva desse material estimula o aumento da demanda de empregos e equipamentos de separação, como os eletroímãs.

Veja aqui o mercado de Não-Ferrosos na LME (London Metal Exchange).
A reciclagem do aço não precisa ser totalmente livre de contaminantes, já que o próprio processo é capaz de eliminá-los
Unsplashed background img 6